Espaço Saúde

FATORES DE CRESCIMENTO

FATORES DE CRESCIMENTO

NANOFACTOR & Peptídeos
(Fatores de Crescimento)

BEM VINDO AO FUTURO
Bem vindo ao futuro! Enquanto que até pouco tempo atrás só existiam medicamentos e ativos cosméticos PRECURSORES de Fatores de Crescimento, hoje eles já existem na forma ISOLADA e NANOENCAPSULADA – prontos e estabilizados para serem aplicados sobre a pele.

1. O que são Fatores de Crescimento (Nanofactor) e Peptídeos? Como são obtidos?
Fatores de Crescimento são proteínas (citoquinas) produzidas por células do tecido e são responsáveis pelo fenômeno conhecido por “Comunicação Celular”. Graças a esta “comunicação química” que existe entre as células que o tecido desempenha a sua função. Através do envelhecimento e por decorrência de algumas doenças, a produção de Fatores de Crescimento é diminuída e, com ela, a fisiologia do tecido.

Os Fatores de Crescimento disponíveis para aplicação tópica são produzidos por células da pele e o seu destino é a pele.
Peptídeos são fragmentos de Fatores de Crescimento, onde é comprovado que tal sequenciamento de aminoácidos confere funções específicas. Os peptídeos encontram-se na forma mais concentrada.

Na pele, os Fatores de Crescimento e seus Peptídeos são responsáveis por:
- Iniciar o processo de cicatrização (remodelação), substituindo o tecido danificado por um tecido novo;
- Estimular a produção de matriz extra celular (fibras e glicosaminoglicanas) e desta forma promover o preenchimento da epiderme, derme e hipoderme (subcutâneo);
- Promover angiogênese no folículo capilar (mecanismo inovador) e desta forma revitalizar e nutrir o couro cabeludo;
- Aumentar a população de folículos capilares.

A“suplementação” de Fatores de Crescimento na pele é uma importante estratégia para diferentes tipos de tratamento, não apenas na área de Dermatologia, como: Angiologia/Medicina Vascular; Endocrinologia, Geriatria, Clínica Geral, Cirurgia Plástica, Medicina Estética, Odontologia entre outras especialidades.
Ao contrário de ativos precursores, o uso direto de Fatores de Crescimento e seus Peptídeos promove um resultado mais rápido e significativo, comprovado por diversos trabalhos científicos.
Os Fatores de Crescimento e seus Peptídeos são obtidos por biotecnologia pela técnica de produção de proteínas recombinantes - a mesma técnica adotada na produção de vacinas, antibióticos e enzimas.

2. Quais são Fatores de Crescimento (Nanofactor) e Peptídeos disponíveis e sua indicação?

Nanofactor® EGF – Fator de crescimento epidermal ou Epidermal Growth Factor
Reduz e previne as linhas e as rugas pela ativação de novas células da pele, recupera a aparência jovial e elimina as cicatrizes.

Nanofactor®IGF – Fator de crescimento Insulínico
Melhora a aparência de linhas e rugas de expressão, aumenta a produção de colágeno e elastina da pele e reduz manchas avermelhadas. Possui efeito redutor da gordura facial e corporal, estimula os folículos capilares a produzirem um cabelo mais denso e forte.

Nanofactor®bFGF – Fator de Crescimento Fibroblástico Básico
Reduz e previne as linhas de expressão e as rugas através da ativação de novas células da pele, repara as cicatrizes e as escoriações, melhora a elasticidade da pele e a circulação periférica, sendo também indicado para desordens capilares.

Nanofactor®aFGF - Fator de Crescimento Fibroblástico ácido
Melhora da elasticidade da pele, induz as sínteses de colágeno e elastina, cura de ferimentos, estimula o crescimento capilar e inibe a sua despigmentação, aumenta a circulação sanguínea do couro cabeludo e promove a revitalização dos folículos capilares.

Nanofactor®TGF-B3 – Fator de Transformação de Crescimento
Indução da proliferação, crescimento e diferenciação celular. Cura de ferimentos pela indução de novas células, ação sobre o colágeno e elastina.

IDP-2 PEPTIDEO®
IDP-2 PEPTIDEO® é um Decapeptideo que promove a diferenciação/proliferação celular e aumento da produção de matriz extra-celular nas três camadas da pele: Epiderme, Derme e Hipoderme. Através deste mecanismo, várias possibilidades de aplicação são indicadas: desde o tratamento anti-aging até a cicatrização de feridas de grandes extensões podendo ser utilizado em ulcerações e pós cirurgia

TGP-2 Peptídeo – DESPIGMENTANTE BIOIDÊNTICO
TGP-2 Peptídeo é um oligopeptídeo derivado do Fator de Crescimento Transformador (TGF), cujo sequenciamento de aminoácidos é capaz de promover o clareamento de manchas decorrentes de melanina. TGP-2 Peptídeo é especialmente indicado para o clareamento de manchas decorrentes de processo inflamatório (acne, peeling, laser, depilação e eritemas de causas diversas). É seguro e testado em pele
oriental e pele negra ao contrário dos despigmentantes convencionais.

TGP-2 Peptídeo para INIBIÇÃO do CRESCIMENTO de PELOS

TGP-2 Peptídeo tem importante atividade no ciclo de crescimento capilar:
- Aumenta a população de pelos na fase catágena (fase em que o pêlo apresenta-se com bulbo atrofiado);
- Redução do número de bulbos capilares;
- Redução do crescimento de pelos.
Por agir simultaneamente como despigmentante para melanina e redutor do crescimento de pelos, TGP-2 Peptídeo é indicado para o clareamento e redução de pelos nas áreas de axilas, virilhas e barba – Ação 2 x 1.

Fatores de Crescimento e Peptídeos para o tratamento de Alopécia
Outra importante atividade dos Fatores de Crescimento e seus Peptídeos é o tratamento da Alopécia – especialmente a alopecia androgenética. Diferentemente dos tratamentos convencionais para o crescimento de pelos e cabelos que se baseia em nutrição e vasodilatação de capilares, os Fatores de Crescimento e seus Peptídeos proporcionam:
- Formação de novos folículos capilares com abundante deposição de matriz extra-celular: essencial para o crescimento e permanência do novo fio de cabelo (raiz fortificada);
- Angiogênese capilar: surgimento de novos capilares sanguíneos envolvendo o novo folículo – essencial para nutrição e vitalidade dos cabelos;
- Inibição da enzima 5-alfa redutase – responsável por aumentar os níveis de DHT (dehidrotestosterona) hormônio que atrofia o folículo capilar e causador da alopecia androgenética.
Estudos comprovam a influência dos Fatores de Crescimento e seus Peptídeos no ciclo capilar. Por razões hormonais e também por envelhecimento, células responsáveis passam a produzir uma quantidade inferior de Fatores de Crescimento, influenciando diretamente a quantidade de cabelos no couro cabeludo.

Copper Peptídeo
Tem sido demonstrado que Peptídeos de Cobre (Copper Peptídeo ) age como fator de crescimento na diferenciação celular, além de estimular a proliferação de fibroblastos dérmicos e elevar a produção de fator de crescimento endotelial vascular. Este estudo avaliou o efeito do complexo Tripeptídeo de Cobre (Copper® Peptídeo ) no crescimento de cabelo em humanos, através de estudo ex vivo e cultura de células da papila dérmica. Os resultados demonstraram que Copper Peptídeo estimulou o prolongamento de folículos pilosos ex vivo e a proliferação das papilas dérmicas do folículo. Com isso, concluiu-se que o complexo de tripeptídeo® de cobre (Copper Peptídeo ) promoveu crescimento de folículos capilares em humanos, e que este efeito pode ter ocorrido devido à estimulação da proliferação e pelo impedimento da queda capilar.

Fatores de Crescimento para o crescimento de CÍLIOS e SOBRANCELHAS
Através da formação de novos folículos e um novo plexo vascular, os Fatores de Crescimento têm ação comprovada no crescimento de cílios e sobrancelhas.

Fonte: Pharmaspecial
 

Produtos relacionados:

As informações contidas neste site são exclusivas para profissionais habilitados da área de saúde e não devem ser usadas para automedicação e não substituem em hipótese alguma a medicação prescrita pelo profissional da área médica. Somente um profissional habilitado está em condições de diagnosticar qualquer problema de saúde e prescrever o tratamento adequado. Qualquer dúvida sobre os produtos divulgados em nosso site entre em contato através do nosso atendimento ao cliente.

 

Links de interesse:

www.crf-mt.org.br | www.anvisa.gov.br | www.saude.mt.gov.br/vigilancia-sanitaria | www.anfarmag.com.br

Sitevip Internet