Espaço Saúde

NUTRACÊUTICOS E NUTRICOSMÉTICOS

NUTRACÊUTICOS E NUTRICOSMÉTICOS


NUTRICOSMÉTICOS
Produtos para administração oral, formulados e comercializados especificamente para propósitos de beleza" (MELLAGE, 2008), podendo ser apresentados na forma de cápsulas, gomas, chocolate e pastilhas. Também conhecidos pelo conceito de "beleza de dentro para fora", eles são caracterizados pelo uso de dieta e de suplementos orais para produzir benefícios na aparência física (DRAELOS, 2010).
Atualmente, os nutricosméticos orais representam a última tendência no campo de cuidados da pele e isso pode ser explicado pela associação feita pelo consumidor entre pele saudável e saúde geral e como tal, pode ser influenciada pelo consumo oral de substâncias como vitaminas e antioxidantes (DRAELOS, 2010).

NUTRACÊUTICOS
Stephen DeFelice, fundador e presidente da Fundação para a Inovação em Medicina (Foundation for Innovation in Medicine – FIM), definiu o termo nutracêutico como (DEFELICE, 1995): "um alimento ou parte de alimentos que proporciona benefícios médicos para a saúde incluindo a prevenção e/ou tratamento de doença. Tais produtos podem variar desde nutrientes isolados, suplementos dietéticos e dietas, a alimentos geneticamente modificados, alimentos funcionais, produtos herbais e alimentos processados tais como cereais, sopas e bebidas.". DeFelice (1995) cita que a revolução nutracêutica começou nos anos 80, ocasionada pelos estudos clínicos publicados em jornais médicos comprovando os benefícios clínicos da ingestão oral de cálcio, fibras e óleo de peixe.

Exemplos de Nutracêuticos e Nutricosméticos:


Bio-Arct®
É o extrato padronizado de uma planta das águas geladas do Mar Ártico, a Chondrus crispus, extremamente nutritiva. Dentre os seus componentes nutricionais estão a Arginina, a Citrulina, a Citrullyl-arginina, a Taurina, o Ácido Glutâmico, Floridosídeo e Sais Minerais.
Bio-Arct® é um agente “nutricosmético” de uso oral, fonte de importantes elementos nutricionais essenciais para a síntese de proteínas dérmicas e homeostasia cutânea e que age de “dentro pra fora” no combate ao envelhecimento.

Exsynutriment®
É fonte de Silício Orgânico, elemento necessário para a biossíntese de colágeno, elastina e mucopolissacarídeos, portanto atua de forma benéfica sobre o envelhecimento dérmico e arterial. Atua sobre os processos de: Renovação do tecido conjuntivo, Integridade das unhas e dos cabelos, Formação dos ossos, Estímulo da síntese das fibras de sustentação da pele: Colágeno, elastina e outras e na retenção de moléculas de água sobre a pele.

ENDORFEEL NUTRI®
É composto pela associação de Extrato Oleoso da Flor de Sal, Padina pavonica e Extrato de Vanila do Tahiti. Esta associação estratégica proporciona não apenas a liberação de β-endorfinas, como também a amplificação de sua atividade na pele e organismo. É um neurocosmético auxiliar no tratamento da depressão leve, obesidade e ansiedade.

Fosfolipídeos do Caviar (F.C. Oral)
Os Fosfolipídeos do Caviar contém os PUFAs ômega-3 DHA (ácido docosahexaenóico) e EPA (ácido eicosapentaenóico) nas concentrações corretas junto à necessidade do organismo associada a fosfolipídeos, principalmente a fosfatidilcolina. Essa característica permite
que ocorra uma “bioassimilação” imediata e eficiente, com conseqüente melhoria da biodisponibilidade.
Outro diferencial é a associação natural de astaxantina e vitamina E, que associados a fosfatidilcolina, diminuem a oxidação dos ômegas. Sendo assim, têm-se um sistema antioxidante endógeno protetor do sistema, que garante a integridade dos ômegas 3 e 6 e aumenta a bioassimilação e biodisponibilidade destes ativos no organismo, com consequente possibilidade de redução da dose terapêutica necessária.
Principais indicações
- Reposição de PUFAs na pele, com recuperação de membranas e redução de inflamação subclínica e clínica
- Reduz o processo inflamatório subclínico em peles envelhecidas e expostas à radiação ultravioleta;
- Reduz o processo inflamatório clínico e a resposta imunológica exacerbada no processo de psoríase;
- Melhora a hidratação cutânea, reduzindo a TEWL (transepidermal water loss);
- Promove o equilíbrio da pele;
- Apresenta efeito imunomodulatório;
- Pode melhorar condições cutâneas como dermatite atópica, acne, rosácea, psoríase e outras desordens inflamatórias e auto-imunes da pele.

Glycoxil®
É um peptidomimético composto por Carcinina, de estrutura dipeptídica, patenteado pela Exsymol, capaz de exercer inúmeros benefícios à saúde, atuando na prevenção e tratamento coadjuvante de diversas desordens metabólicas e doenças associadas ao envelhecimento sistêmico. Glycoxil® apresenta propriedades antiglicação/Glicoxidação, demonstradas em estudos, in vitro, além de propriedades transglicantes. Glycoxil combate o envelhecimento sistêmico. Outras aplicações clínicas: Complicações do Diabetes Mellitus (nefropatia, neuropatia, retinopatia e insuficiência cardíaca), Processos inflamatórios e oxidativos sistêmicos , Desordens de disfunção endotelial (aterosclerose), Combate a formação de A.G.Es devido as síndromes metabólicas e evita a fadiga e melhora a exaustão ligada ao déficit locomotor e cognitivo.

Polypodium leucotomos

Extrato de Polypodium leucotomos é um fotoprotetor oral com potente propriedade antioxidante. Estudos recentes demonstraram que na composição desse extrato estão presentes os ácidos ferúlico, caféico, vanílico, p-cumárico e clorogênico.
Propriedades: Quimiofotoprotetor sistêmico, Antioxidante e Imunomodulador .
J Eur Acad Dermatol Venereol. 2007 Aug;21(7):942-50.=

Pomegranate
Pomegranate, cujo nome científico é Punica granatum , contém antioxidantes como polifenóis particularmente de elagitaninas, das quais as punicalaginas são os componentes antioxidantes primários, taninos e antocianinas, apresentando possíveis propriedades antiateroscleróticas .
O consumo diário de pomegranate pode melhorar a isquemia miocárdica induzida por estresse em pacientes portadores da doença coronariana.Am J Cardiol. 2005 Sep 15;96(6):810-4.
Rico em Ácido Elágico administrado por via oral, apresenta efeito inibitório da pigmentação leve da pele humana causada pela irradiação UV.J Nutr Sci Vitaminol (Tokyo). 2006 Oct;52(5):383-8.


Luteína e Zeaxantina
A luteína, carotenóide classificado como xantofila, é encontrada extensivamente na dieta humana, principalmente nos vegetais verde-escuros como espinafre, estando presente também em alguns produtos animais como gema de ovo.
Segundo estudo publicado pelo Journal of Nutrition, a suplementação de luteína (dose variável, 2,4 mg a 30 mg/dia) e zeaxantina (altas doses, 30 mg/dia) promoveram aumento da densidade macular do pigmento e das concentrações séricas desses carotenóides.
J Nutr. 2003 Apr;133(4):992-8. Erratum in: J Nutr. 2003 Jun;133(6):1953.

Glicosamina

É um amino-monossacarídio pertencente ao grupo das glicosaminoglicanos. Devido à estimulação na síntese do ácido hialurônico, a glucosamina tem demonstrado acelerar a cicatrização, melhorar a hidratação cutânea e diminuir as rugas.

Green Tea
Os seus compostos polifenólicos apresentam significativa ação antioxidante e antiinflamatória. Pacientes tratados com um regime combinado de Green Tea oral e tópico mostraram significativa melhora na elasticidade do tecido cutâneo, avaliado através de biópsias.

Picnogenol
Uma mistura específica de procianidinas extraídas da casca do pinho marítimo francês (Pinus maritima). Procianidinas são oligômeros da catequina e da epicatequina e seus ésteres com ácido gálico. O picnogenol apresenta eficácia clínica e efeitos rápidos em pacientes com insuficiência venosa crônica e microangiopatia venosa. O estudo indica o papel clínico significativo do picnogenol no tratamento e no controle dessa patologia, podendo, também, ser útil na prevenção de úlceras, controlando o nível da microangiopatia venosa.
Angiology. 2006 Oct-Nov;57(5):569-76.

Polifenóis do Cacau

Flavonóides do Cacau em pó contribuem para a fotoproteção endogênica e melhoram a circulação sangüínea da derme e sua hidratação. J Nutr. 136:1565-1569, June 2006.

LingonMaxTM

É obtido do extrato de lingonberry (Vaccinium vitis idaea L.), é um produto produzido e patenteado pela empresa norteamericana Beijing Gingko Group (BGG). O ativo contém uma
americana série de compostos benéficos para a pele, incluindo 10% de resveratrol, 35% de proantocianidinas e 10% de antocianinas. O produto é indicado para prevenir e tratar manchas na pele. BGG North America, USA

Vitamina C
Suporte antioxidante e co-fator necessário na hidroxilação da hidroxiprolina no colágeno e na elastina.

Vitamina E
A suplementação de antioxidantes, incluindo a Vitamina E, está associada à melhora das rugas, entre outros benefícios cutâneos.

Selênio
Componente antioxidante protetor das células contra o dano UV-induzido, oxidação do DNA e peroxidação lipídica.

Zinco
Componente requerido na síntese de DNA e de proteínas. Peles ásperas, e com a cura de ferimentos prejudicada, são associadas à deficiência de zinco.


Referências

1.Exsymol – Mônaco
2.Murad H, Tabibian MP. The effect of an oral supplement containing glucosamine, amino acids, minerals, and antioxidants on cutaneous aging: a preliminary study. El Segundo, California 90245, USA. J Dermatolog Treat. 2001 Mar;12(1):47-51.
3.Heinrich U, Tronnier H, Stahl W, Bejot M, Maurette JM. Antioxidant supplements improve parameters related to skin structure in humans. Institute of Experimental Dermatology, University of Witten/Herdecke, Witten, Germany. Skin Pharmacol Physiol. 2006;19(4):224-31. Epub 2006 May 4.
4.Davidson JM, LuValle PA, Zoia O, Quaglino D Jr, Giro M. Ascorbate differentially regulates elastin and collagen biosynthesis in vascular smooth muscle cells and skin fibroblasts by pretranslational mechanisms. Department of Pathology, Vanderbilt University School of Medicine, Nashville, Tennessee 37232-2561, USA. J Biol Chem. 1997 Jan 3;272(1):345-52.
5.McKenzie RC. Selenium, ultraviolet radiation and the skin. Division of Dermatology, Department of Medical and Radiological Sciences, University of Edinburgh, Scotland, UK. Clin Exp Dermatol. 2000 Nov;25(8):631-6.
6.Rostan EF, DeBuys HV, Madey DL, Pinnell SR. Evidence supporting zinc as an important antioxidant for skin. Duke University, Durham, NC 27710, USA. Int J Dermatol. 2002 Sep;41(9):606-11.
7.PDR Health. Glucosamine. Disponível em:
http://www.pdrhealth.com/drug_info/nmdrugprofiles/nutsupdrugs/glu_0122.shtml
8.Chiu AE, Chan JL, Kern DG, Kohler S, Rehmus WE, Kimball AB. Double-blinded, placebo-controlled trial of green tea extracts in the clinical and histologic appearance of photoaging skin. Department of Dermatology, Emory University, USA. Dermatol Surg. 2005 Jul;31(7 Pt 2):855-60; discussion 860.




As informações contidas neste site são exclusivas para profissionais habilitados da área de saúde e não devem ser usadas para automedicação e não substituem em hipótese alguma a medicação prescrita pelo profissional da área médica. Somente um profissional habilitado está em condições de diagnosticar qualquer problema de saúde e prescrever o tratamento adequado. Qualquer dúvida sobre os produtos divulgados em nosso site entre em contato através do nosso atendimento ao cliente.

 

Links de interesse:

www.crf-mt.org.br | www.anvisa.gov.br | www.saude.mt.gov.br/vigilancia-sanitaria | www.anfarmag.com.br

Sitevip Internet