Notícias

"Suplementação alimentar faz bem desde que alguns critérios sejam respeitados", afirma nutricionista

13/05/2013 às 09:15

Em tempos de busca pelo corpo perfeito, os suplementos alimentares têm sido cada vez mais consumidos. Mas afinal, como funciona o suplemento alimentar no organismo?
Wania Monteiro: O suplemento alimentar é um complemento da alimentação e não um substituto. Para que seja usado é preciso avaliação clínica e exames laboratoriais. Através disso montamos um plano alimentar e indicamos suplementação, se necessária.

Quais os cuidados se deve ter em relação aos suplementos?
Wania Monteiro: Primeiramente é preciso entender que suplemento é diferente de hormônio. Os hormônios só devem ser usados com prescrição médica e são indicados, geralmente, quando há algum problema hormonal. Já os suplementos são usados para complementar a alimentação e para que cumpram sua função é fundamental que haja indicação de um nutricionista ou médico.

Quais as implicações do uso inadequado de suplementos alimentares?
Wania Monteiro: Desde implicações mínimas, como surgimento de acne, até falência renal, de fígado, parada cardíaca. Então, novamente falo da importância da avaliação.

O uso de suplementos alimentares está muito associado à ideia de estética. Mas existem situações que a suplementação é fundamental, certo?!
Wania Monteiro: Isso mesmo. O que faz mal é o excesso. O excesso de suplemento é tóxico e também causa doença. Mas, nos dias de hoje, com o maior consumo de alimentos industrializados, o suplemento acaba sendo importante porque é nutriente com ‘veículo’ próprio para chegar até a célula. As substâncias industrializadas contidas nos alimentos dificultam a chegada dos nutrientes na célula e é aí que o suplemento chega pra auxiliar.

Quais os suplementos mais utilizados?
Wania Monteiro: Vários, como proteínas, queimadores de gordura, aminoácidos. E também, é claro, vitaminas e minerais.

Qual a mensagem deixaria para as pessoas?
Wania Monteiro: Que tenham consciência. A suplementação é boa desde que com indicação. O produto deve ser aprovado pela Anvisa e comprado em estabelecimentos de confiança, com alvará de funcionamento.

Fonte: Por Graziela Fialho

As informações contidas neste site são exclusivas para profissionais habilitados da área de saúde e não devem ser usadas para automedicação e não substituem em hipótese alguma a medicação prescrita pelo profissional da área médica. Somente um profissional habilitado está em condições de diagnosticar qualquer problema de saúde e prescrever o tratamento adequado. Qualquer dúvida sobre os produtos divulgados em nosso site entre em contato através do nosso atendimento ao cliente.

 

Links de interesse:

www.crf-mt.org.br | www.anvisa.gov.br | www.saude.mt.gov.br/vigilancia-sanitaria | www.anfarmag.com.br

Sitevip Internet