Notícias

A DERMATOLOGISTA NATASHA CREPALDI ESCLARECE DÚVIDAS SOBRE A PSORÍASE; CONFIRA

11/07/2013 às 12:16

A DERMATOLOGISTA NATASHA CREPALDI ESCLARECE DÚVIDAS SOBRE A PSORÍASE; CONFIRA

A Psoríase, uma doença que atinge aproximadamente 3% dos brasileiros, de acordo com estimativas da Sociedade Brasileira de Dermatologia, ainda causa muitas dúvidas e até preconceito nas pessoas. Para falar sobre essa doença a Dermatologista Natasha Crepaldi recebeu a reportagem do ‘Fatos & Fórmulas’ para uma conversa esclarecedora.

F&F: Doutora, muitas pessoas não sabem muito sobre a psoríase. Mas afinal o que é a Psoríase?

Dra. Natasha: Realmente, existem muitas pessoas que nem sequer conhecem a doença. No entanto, a psoríase é uma doença inflamatória da pele. A pele é atacada por células do próprio organismo desencadeando placas avermelhadas e descamativas no tronco, cotovelos, joelhos, couro cabeludo e unhas. E, nos casos mais severos, pode atingir até as articulações, causando a Artrite Psoriática.

F&F: É uma doença contagiosa?

Dra. Natasha: Não! Não é contagiosa. Inclusive, existe essa ideia, o que algumas vezes provoca preconceito. Daí, a importância de falarmos sobre a doença, para que cada vez mais as pessoas saibam que não é contagiosa e que existe tratamento capaz de melhorar a qualidade de vida de pacientes que têm psoríase.

F&F: E quais os fatores que levam ao surgimento dessa doença?

Dra. Natasha: Há necessidade de predisposição genética e, a partir daí, vários fatores podem atuar como desencadeadores, como estresse físico ou emocional, ganho de peso, tabagismo, infecções bacterianas, medicações, entre outros.

F&F: É mais comum em homens ou mulheres? Ou não existe este tipo de propensão?

Dra. Natasha: Não existe predisposição por sexo. É uma doença universal.

F&F: A psoríase tem cura?

Dra. Natasha: Infelizmente, não existe cura para a psoríase. Assim como a hipertensão arterial e o diabetes, é possível o controle da doença. Com o tratamento adequado o paciente pode viver sem lesões de pele por longos períodos.

F&F: Doutora, e o tratamento como é feito?

Dra. Natasha: Depende da gravidade do quadro. Vai desde a utilização de cremes, loções, pomadas, shampoos até medicamentos por via oral e injetáveis. O que digo sempre é que as pessoas têm que ficar atentas e buscar atendimento dermatológico especializado para controlar a doença e viver bem e com qualidade de vida, apesar da psoríase.

Fonte: Por Graziela Fialho

As informações contidas neste site são exclusivas para profissionais habilitados da área de saúde e não devem ser usadas para automedicação e não substituem em hipótese alguma a medicação prescrita pelo profissional da área médica. Somente um profissional habilitado está em condições de diagnosticar qualquer problema de saúde e prescrever o tratamento adequado. Qualquer dúvida sobre os produtos divulgados em nosso site entre em contato através do nosso atendimento ao cliente.

 

Links de interesse:

www.crf-mt.org.br | www.anvisa.gov.br | www.saude.mt.gov.br/vigilancia-sanitaria | www.anfarmag.com.br

Sitevip Internet