Notícias

DOR NOS OMBROS? PODE SER BURSITE

07/07/2014 às 08:59

DOR NOS OMBROS? PODE SER BURSITE

É muito comum quando surge uma dor nos ombros as pessoas logo dizerem que se trata de bursite. Mas será mesmo? Afinal, o que é a bursite?

De acordo com o médico ortopedista, especialista em cirurgia de ombros e cotovelos, Dr. Cassio Telles, é uma possibilidade, mas só o diagnóstico realizado por um médico pode realmente detectar a doença. “É bastante comum as pessoas ao sentirem dor nos ombros dizer que é bursite e até se automedicarem com remédios anti-inflamatórios, mas apenas esse tratamento não fornece uma resposta satisfatória, logo a dor volta”, diz.
Ainda conforme Dr. Cassio a bursite é uma inflamação na bursa, uma espécie de ‘bolsa’ que contém um líquido que serve para proteger algumas estruturas como os tendões. “Se a bursa inflama, devido a impactos nos tendões, a dor surge e deve ser tratada. E mais uma informação a bursite não acomete apenas os ombros, é uma doença que pode afetar joelhos, quadril dentre outras articulações”, explica.
Causas e Diagnóstico - Entre as causas da bursite estão traumas e esforço repetitivo na articulação afetada. O diagnóstico da doença é feito por um médico ortopedista, através de uma na análise clínica, e caso necessário, o médico solicita exames como ultrassom e ressonância magnética para uma maior exatidão no diagnóstico.

Tratamento–Dr. Cassio Telles diz que o tratamento da bursite deve começar pelo modo conservador, ou seja, o paciente deve evitar levantar os braços, inclusive dormir com os braços para cima, e fazer uso de medicamentos prescritos pelo médico (que incluem, entre outros, analgésicos e anti-inflamatórios), e em alguns casos fazer sessões de fisioterapia. “Para grande parte dos pacientes começamos com o tratamento conservador, e se isso não der resultado, realizamos infiltração na área tratada, que é injeção de anti-inflamatório no local”, explica. Nos casos mais graves de bursite, nos quais o tratamento conservador não obtém resposta satisfatória, a cirurgia pode ser indicada. “Evitamos a cirurgia, não é a primeira opção, mas às vezes o agravamento da bursite pode culminar até no rompimento dos tendões, e aí o caso é cirúrgico”, afirma o especialista.

Pessoas mais propensas à doença– Conforme explica Dr. Cássio algumas pessoas podem ter mais propensão a desenvolver a bursite devido às suas profissões. “As profissões mais afetadas pela bursite nos ombros são aquelas em que a pessoa trabalha com o braço elevado, como professores e pintores, por exemplo”, diz. Com relação à idade, o médico diz que as pessoas mais afetadas pela bursite estão na faixa etária dos 30 aos 50 anos, a partir dessa idade é mais comum a tendinite – com a ruptura dos tendões.




Fonte: Graziela Fialho/Assessoria

As informações contidas neste site são exclusivas para profissionais habilitados da área de saúde e não devem ser usadas para automedicação e não substituem em hipótese alguma a medicação prescrita pelo profissional da área médica. Somente um profissional habilitado está em condições de diagnosticar qualquer problema de saúde e prescrever o tratamento adequado. Qualquer dúvida sobre os produtos divulgados em nosso site entre em contato através do nosso atendimento ao cliente.

 

Links de interesse:

www.crf-mt.org.br | www.anvisa.gov.br | www.saude.mt.gov.br/vigilancia-sanitaria | www.anfarmag.com.br

Sitevip Internet